Fibrose Cística

É uma doença congênita em que há ausência da produção de algumas enzimas. No pulmão ocorre a formação de áreas com irregularidades na região interna dos brônquios (bronquiectasias). Essas bronquiectasias são focos de infecções pulmonar de repetição. Isso, em longo prazo, pode gerar destruição de áreas sadias do pulmão.

O Dr. Malucelli possui longa experiência na medicina do tórax no Brasil e já realizou centenas de cirurgias em adolescentes, crianças e recém-nascidos.

Diagnóstico

É feito por meio de radiografia e tomografia de tórax.

Tratamento

Os pacientes com fibrose cística que apresentem bronquiectasias localizadas irão se beneficiar com o tratamento cirúrgico através da ressecção cirúrgica somente da(s) área(s) comprometida(s). O médico mais indicado para esse tratamento é o cirurgião torácico experiente, pois ele conseguirá fazer ressecções pulmonares mais econômicas (preservando ao máximo as áreas pulmonares sadias). A cirurgia não irá curar a fibrose cística, mas permitirá a postergação de algumas complicações pulmonares associadas a essa doença.

Alguns pacientes com fibrose cística poderão se beneficiar com o transplante pulmonar. A maioria dos casos de fibrose cística terá seu tratamento com o uso de medicamentos orais ou inalatório. O médico mais indicado para esse tratamento é o pneumopediatra ou alguns alergologistas.